logo

Projeto ‘Dengue Aqui Não’ envolve alunos da Escola Lourença Afonso de Melo no combate ao Aedes aegypti


Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

654 Acessos

Projeto ‘Dengue Aqui Não’ envolve alunos da Escola Lourença Afonso de Melo no combate ao Aedes aegypti

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e febre Chikunguny no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) se multiplicam a cada dia. Além da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as escolas da rede municipal de ensino desenvolvem frentes de atuação com envolvimento de alunos e professores. Embora a junção de esforços, ainda falta consciência de muitos moradores que não mantém terrenos e quintais limpos.

Na manhã dessa sexta-feira (12), foi a vez dos alunos da Escola Lourença Afonso de Melo empreenderem esforços no combate ao mosquito. Supervisionados por professores, os alunos com luvas e sacos plásticos percorram o entorno da unidade de ensino recolhendo materiais que possam acumular água para eliminar potenciais focos do mosquito. Visando a conscientização das crianças sobre os riscos da doença, a escola desenvolve o Projeto ‘Dengue Aqui Não’.

OUTRA AÇÃO – Na quinta-feira (11), a ação de conscientização foi empreendida por alunos da Escola Adalcy da Conceição Rodrigues por conta do mutirão de limpeza que acontecerá no Bairro Gabiroba e Demellas a partir de segunda-feira, 15 de abril. Eles percorram ruas e avenidas do bairro entregando panfletos de orientação aos moradores.

Em outras frentes, a Secretaria de Saúde atua conjuntamente com a Vigilância Ambiental fazendo o bloqueio e intensificando as visitas domiciliares com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde (ACS).

“É um trabalho contínuo por parte da Secretaria de Saúde. Ganhamos o reforço das escolas. Esse reforço é imprescindível para o enfrentamento do Aedes aegypti. Quanto mais pessoas envolvidas melhor será o resultado. Necessitamos também do envolvimento da população. É necessária a conscientização de manter terrenos e quintais sempre limpos, além de atender os agentes”, disse a secretária de saúde, Manoela Nunes de Souza.